segunda-feira, 1 de outubro de 2007

FONOAUDIOLOGIA: ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO E O PROFISSIONAL DA VOZ

Fazer terapia significa olhar verdadeiramente para si. Encarar, de frente, o que nos atrapalha, entender melhor porque apresentamos certos sintomas. O profissional da voz, (advogado, professor, educador físico, radialista, recepcionista, político, psicólogo, fonoaudiólogo, ator, músico, feirante, representante comercial, e operadores de telemarketing, entre outros), que têm como ferramenta de trabalho a voz e a fala; através de um trabalho de apoio para a impostação vocal pode desenvolver um esquema corporal vocal apropriado para a sua comunicação com o máximo de eficiência.
O acompanhamento terapêutico é priorizar a prevenção primária para este profissional que utiliza a voz constantemente no trabalho, e consiste no aprimoramento das funções relacionadas com a produção vocal, através de avaliações: otorrinolaringológica e fonoaudiológica, e algumas sessões com atividades orientadas pelo fonoaudiólogo para promover uma comunicação eficiente e saudável. A voz é responsável por uma porcentagem muito grande das informações contidas numa mensagem e revela muita coisa sobre nós mesmos. A voz fala mais do que as palavras. Este acompanhamento pode ser trimestral ou semestral, dependendo da demanda e do tempo de uso vocal no trabalho do sujeito.
O sujeito precisa conhecer-se melhor para realizar bem os seus afazeres, sem causar danos ao seu aparelho fonador. Por isso, para ter uma voz saudável é necessário alguns cuidados como:
§ Beber pelo menos dois litros de água de 8 a10 copos ao longo do dia.
§ Hidratar o corpo vai ajudar na produção da voz.
§ Articular bem as palavras, abrindo bem a boca para amplificar os sons.
§ Cuidar dos processos alérgicos como: rinite, sinusite e faringite.
§ Evitar falar muito quando tiver em quadros alérgicos ou gripais.
§ Monitorar sua voz veja se está falando fazendo esforço para falar.
§ Tentar não competir com o barulho.
§ Evitar alimentos pesados e muito condimentados, principalmente a noite. Sintomas como azia e má digestão e refluxo podem afetar as suas pregas vocais.
§ Evitar falar enquanto faz exercícios.
O profissional da voz deve reservar um tempo para descansar seu aparelho fonador. Ficar em silêncio é a melhor forma de descansar a voz. Descansar o corpo também é importante. Cuidar da saúde como um todo vai refletir na sua saúde vocal.
Fonoaudióloga Miriam Teresinha Pinheiro da Silva –CRF 6037
Aperfeiçoamento em Voz, Especialização em Motricidade Orofacial

Nenhum comentário: