terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O que é Homeopatia?



É um método de tratamento criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, que se fundamenta na Lei dos Semelhantes, cunhada por Hipócrates, o Pai da Medicina, no século V a.C. Segundo esta lei, os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas (semelhança de sintomas) que o doente apresenta.
Por exemplo, se uma pessoa sadia ingerir doses tóxicas de certa substância, poderá apresentar sintomas como dores abdominais, tremores e febre; mas se essa substância for preparada homeopaticamente (através de um processo de diluições e dinamizações) e administrada a uma pessoa que apresenta dores abdominais, tremores e febre, haverá a cura desses sintomas.
A grande chave da homeopatia está em entender que as pessoas adoecem cada uma a seu modo, ou seja, as pessoas são únicas, singulares. Na consulta homeopática, o médico tem a tarefa de fazer o diagnóstico clínico de uma pessoa, e também decifrar a forma única dessa pessoa adoecer. Através de uma entrevista focada em sintomas homeopáticos (sonhos, medos, sensações, pensamentos, atitudes, maneira de agir perante as situações da vida, influência do clima, sintomas físicos, etc.), o homeopata procurará identificar um medicamento entre milhares que mais se assemelha àquele ser único. Daí a expressão homeopatia unicista.
A homeopatia não deve ser confundida com a fitoterapia. Na homeopatia, são utilizadas substâncias dos três reinos. Para a obtenção do medicamento homeopático, a substância passa por processos sucessivos de diluições e dinamizações (que em conjunto recebe a denominação de potência) visando produzir a cura sem os efeitos adversos que os fármacos habituais apresentam. A dinamização tem como efeito o “despertar do poder curativo da substância”. É tarefa do homeopata identificar qual a potência mais adequada de um medicamento para que a cura se processe. Assim, além de encontrar a substância mais semelhante ao paciente, tem que encontrar a potência que melhor age na cura da totalidade dos sintomas.

Dr. Dalvan Tadeu Brum
Homeopata pela Sociedade Gaúcha de Homeopatia
Médico de Família e Preceptor da Residência Médica do Grupo Hospitalar Conceição

Nenhum comentário: